terça-feira, 1 de junho de 2010

Golfo do México


Estava lendo algumas reportagens sobre o vazamento de petróleo no Golfo do México. A coisa está muito feia.
Só para relembrar: a plataforma Deepwater Horizon, operada pela Transocean, a serviço da BP, afundou e o equipamento de segurança (BOP - blow out preventer) não funcionou. Com isso, o poço não foi fechado e o petróleo está sendo expulso de seu reservatório para a superfície.
Esse acidente aconteceu no dia 20 de abril de 2010 e, mesmo após várias tentativas, a BP ainda não conseguiu sanar o problema.
Agora, eles estão fazendo 2 poços aliviadores, para tentar controlar o vazamento. Só que, pelas próprias dificuldades técnicas de se perfurar um poço nessa profundidade (lâmina d´água de ~1500m) e comprimento do poço de quase 6 mil metros, já é um desafio. Maior ainda será encontrar o poço no subsolo.
Infelizmente, esse processo não é rápido e pode durar pelo menos 2 meses. A BP prevê que os poços fiquem prontos em agosto. Isso significa que o poço irá jorrar petróleo por pelo menos mais 2 meses. O volume estimado é de 19 mil barris por dia, sendo despejados sem controle nos mares do Golfo do México.
Esse desastre já se tornou o maior de todos os tempos em território americano e pode se tornar o maior desastre ambiental da história da humanidade (eu particularmente duvido que esse seja pior que o vazamento de Chernobyl, mas há controvérsias).
O óleo já alcançou a orla dos estados da Louisianna, Mississipi, Alabama e há alertas de que a mancha pode chegar às praias de Flórida e até Cuba. E ainda por cima, o clima na região piorou, o que pode acelerar o avanço do óleo para essas localidades.

Como funcionário do mundo do petróleo, fico vendo as reportagens e vendo como a imprensa massacra o que não entende. Infelizmente, o acidente tem proporções gigantescas afetando grande parte da economia nacional americana, mas não é apenas dinheiro que irá solucionar o problema. Não há solução técnica de curto prazo. Todas as conhecidas pelos especialistas foram tentadas e falharam. A BP pode ter todo o dinheiro do mundo que o óleo vai continuar vazando.

Espero que surja algum gênio com a solução rápida para o problema. Enquanto isso não acontece, o óleo continuará a vazar até agosto. Isso com certeza, obrigará as empresas de perfuração a rever seus conceitos e testes de segurança de poços para o futuro.

Imagem de satélite da mancha de óleo, para demonstrar a magnitude do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário