quinta-feira, 3 de junho de 2010

Vazamento da BP


Por ser um funcionário da indústria do Petróleo, nada mais natural que esteja seguindo de perto, dentro das minhas possibilidades, o desastre no Golfo do México.
O vazamento começou dia 20 de abril de 2010 e a previsão de término seria em agosto, quando 2 poços aliviadores chegarem lá e estancarem o vazamento ao bombear cimento no poço antigo.

Hoje, achei o site da MSNBC, uma matéria comentando sobre a nova estratégia da BP para conter o vazamento. Eles irão cortar o pedaço defeituoso do tubo que está vazando, usando um robozinho com uma serra de diamante e depois instalar uma peça que funcionará como um funil, levando esse óleo para um navio de armazenagem na superfície.
Nesse link, há também uma série de videos interessantes, que mostram as tentativas de conter o vazamento. Vale a visita (em inglês).
A BP não tem como garantir que essa estratégia irá funcionar e os engenheiros estimam que isso não impedirá que o óleo continue vazando. Apenas fará com que seja diminuído.

Alguns pesquisadores fizeram umas simulações climáticas e informaram que o óleo entrou na corrente do golfo e podem fazer a volta pela Florida e chegar até a Europa. Claro que esse é o pior cenário, mas não é impossível.

Só basta rezar para que a estratégia dê certo e que os poços aliviadores também consigam fazer seu papel.

Imagem da nova estratégia da BP

Nenhum comentário:

Postar um comentário