sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Ameaça Biológica


A história da humanidade é feita de ciclos. Um desses ciclos é o ciclo de ameaças biológicas. Na Idade Média foi a peste. Em 1918 foi a Gripe Espanhola. Ambas mataram milhares de pessoas.
Hoje, ao ler o jornal, soube do reaparecimento do vírus da Dengue sorotipo 4. Esse sorotipo há muito tempo não é registrado no Brasil e agora foi registrado no Norte do Brasil, em Boa Vista, Roraima.

Os especialistas dizem que, como a população já entrou em contato com os sorotipos 1, 2 e 3, no caso de uma infecção com o sorotipo 4, a gravidade pode ser grande e fatal.
Nos nossos dias de hoje, com a velocidade de migração das pessoas, o vírus pode chegar ao resto do país em questão de poucos dias, do mesmo jeito que o vírus H1N1 no ano passado.

Outra ameaça é o surgimento de bactérias super-resistentes aos antibióticos. Nos hospitais brasileiros já aparecem as superbactérias. Elas são provenientes da seleção natural e mutação dos seus genomas. Essa mutação impede de os antibióticos surtirem o efeito necessário.
Isso é extremamente preocupantes, pois as principais bactérias são as que produzem as infecções hospitalares e nos deixam pouquíssimas opções de tratamento.

O ser humano desenvolveu a medicina e chegamos num patamar bastante avançado, mas a natureza também tem suas ferramentas e fez com que as bactérias e vírus evoluíssem também.
É rezar para que nenhum desses chegue em nossas casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário