segunda-feira, 2 de agosto de 2010

BP consegue parar vazamento


A British Petroleum (BP) conseguiu, com sucesso, parar o vazamento de petróleo, que vem atormentando os americanos desde o dia 20 de abril.
Foi instalado um equipamento com uma válvula que está contendo o fluxo do petróleo por 2 semanas.
Porém, essa solução é tida como temporária e a definitiva seria a injeção de fluido de perfuração pesado para sobrepujar a pressão do poço e acabar com o fluxo do óleo. Depois que o poço estiver amortecido, a injeção de cimento selará o poço para sempre.
A BP está furando 2 poços de alívio, paralelos ao que explodiu para esse fim. O primeiro já está bem próximo e o segundo ainda faltam uns 500 metros.
Agora é rezar para que os funcionários da BP tenham sucesso na sua empreitada, pois não é fácil.

E, sabendo como não é fácil, fico vendo os comentários dos leigos criticando a BP e o governo dos EUA por terem sido incompetentes e tudo mais. A questão é que, sendo leigo, ninguém tem autoridade para falar do assunto. Isso não é simplesmente um buraco numa caixa d´agua que você pode colocar uma rolha ou um tampão e resolve o problema. Não dá para deixar uma gambiarra qualquer e ir embora.

Outra grande discussão é com relação à utilização de combustíveis fósseis. Novamente, os leigos acham que todo o petróleo extraído só serve para fazer gasolina, pois é o que eles utilizam. Mas, o petróleo é usado em milhares de produtos: plásticos, diesel, parafina, asfalto, graxa, óleos lubrificantes, gás natural, gás de cozinha, solventes, isopor... a lista é interminável...

Claro, precisamos de substitutos, mas para acabar com o reinado do petróleo, temos que achar MUITOS pretendentes !!!

Quando eu era criança me diziam que o petróleo iria durar 40 anos. Hoje eu vejo que, com essas descobertas de pré-sal, nós vamos morrer e reencarnar 10 vezes e ainda estaremos tirando petróleo do fundo da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário