segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Fim do vazamento


A British Petroleum (BP) anunciou, nesse domingo, que a operação de cimentação para selagem do poço foi concluída com sucesso. Foram feitos testes de pressão para vistoriar a integridade do cimento e a BP afirma: O vazamento foi contido!

Tecnicamente, era um desafio imenso, devido à grande profundidade e pressão do poço. Porém, conseguiram realizar tal façanha e estancar o vazamento. Infelizmente, na indústria de petróleo, os equipamentos são muito grandes, ultrapassando facilmente a barreira de dezenas de toneladas, o que faz com que a logística para uma operação dessas seja bastante complexa.
Essa complexidade faz com que as operações tenham uma duração extendida, coisa que as pessoas que não são do ramo não conseguem entender. Acham que o governo que foi incompetente ou que a BP foi incompetente.
Para se ter uma ideia, na plataforma onde trabalho, que é uma área conhecida, a lâmina de água tem só 104 metros e os poços tem em média 5000 metros de extensão. No Golfo do México a lâmina de água era de 1500 metros e o poço tinha 7000 metros. Aqui se fura um poço desse em 20-30 dias. Eles levaram 60. Está bem dentro da média, por se tratar de uma zona perigosa e de alta pressão de gás.

Parabenizo à BP pela operação bem sucedida. Claro que isso tudo não a isenta de consertar o problema, mas pelo menos a causa do problema foi extinta. Agora é só pegar a vassoura e limpar o que sobrou.
Boa sorte !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário