terça-feira, 11 de maio de 2010

Nossos olhos


Já que esse blog é sobre observação, nada mais lógico do que inaugurá-lo falando sobre: O OLHO.

Nós temos 5 sentidos: olfato, paladar, tato, audição e visão. Dentre eles, posso afirmar com grande grau de certeza, a visão é o mais importante meio de receber informações do mundo exterior. A todo momento estamos recebendo estímulos luminosos que passam por nossa córnea, chegam até nossa retina e são levados ao cérebro onde são interpretados como imagens.
Imagens que podem traduzir alegria, diversão, entusiasmo, preguiça, raiva, tristeza...
Muitas pessoas pouco se dão conta da existência da visão, pois é uma coisa que acontece de modo involuntário. Basta acordar e abrir os olhos que o sentido está funcionando.
Eu, como usuário de óculos de grau, desde 1 ano e meio de idade, sei como a visão é importante e como devemos tomar conta de nossos olhos.
Tenho astigmatismo, miopia e estrabismo (daí o nome do blog). Meu grau não elevado, porém me impede de ver o destino do ônibus que se aproxima do ponto ou uma placa de direção no trânsito.
Hoje em dia não é incomum vermos pessoas usando óculos, mas também é muito comum pessoas que deveriam usá-los e não o fazem. Por vergonha, medo, custo, não sei, mas com certeza não dão o devido valor a esse sentido tão importante.

Os olhos, dizem os poetas, são a janela da alma. Eles traduzem muito sobre o nosso interior e estado de espírito. Basta um simples olhar para dizer eu te amo ou um "venha cá moleque!".
Por isso temos que tomar bastante cuidado com nossos olhos, senão, como poderemos continuar observando o mundo? Vendo nossos filhos crescerem? Poder escolher entre uma bolsa verde ou amarela? Comprar um sofá marrom ou branco? Ver um filme de comédia ou drama?

Pensem nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário