quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Casamento

Ontem, antes de embarcar, comprei a revista Veja, coisa que nunca faço, e por curiosidade, a reportagem de capa era sobre casamento.
A reportagem dizia que, mesmo sendo uma instituição antiga, ainda é desejada por muitos e as pessoas hoje conseguem ser mais felizes e realizadas em seus casamentos.
Antes da década de 70, as pessoas se casavam por arranjos familiares ou obrigações culturais. Após a aprovação do divórcio, na década de 70, os casamentos deixaram de ser arranjados e as pessoas não mais se viam presas ao cônjuge eternamente.
Isso fez gerar um movimento de "libertação" das pessoas e de livre escolha dos parceiros. Ou seja, as pessoas começaram a escolher seus parceiros por afinidades, condição cultural, financeira, N motivos.
É óbvio que, essa libertação, também trouxe o aumento do número de divórcios, pois as pessoas viram que era fácil se "livrar" do casamento caso não satisfizesse suas necessidades.

Hoje, 2010, as mulheres tem maior liberdade para escolher seu futuro e possuem independência financeira, que suporta suas decisções. Então, quando duas pessoas desejam se casar, elas se juntam pela simples vontade de ficarem juntas. Não há mais a dependência da mulher com relação ao homem.

Meu casamento segue esses moldes. Quando conheci minha esposa, ela ganhava mais do que eu e sustentava a casa. Quando decidimos nos juntar, nós queríamos apenas ficar juntos, pois nos damos bem e temos interesses em comum. Nos tornamos amigos e miramos no mesmo objetivo: constituir família e passar bons momentos juntos.
Como sempre falo pra ela, o casamento é uma troca. Eu tenho que dar coisas interessantes a ela e ela tem que me dar coisas interessantes. Coisas não no sentido material, claro. Um supre o que falta no outro. É uma parceria.
Nós sempre decidimos tudo juntos, que passeios fazer, onde comer, o que comprar, onde gastar o dinheiro. E sempre pensando no nosso bem estar. Evitando fazer o que o outro não gosta.
Partimos do princípio de que se não gosta que façam isso com você, não faça ao outro. Sentamos sempre para conversar, sobre tudo.
E uma das coisas mais importantes: nunca dormir brigado. Se há algo que incomoda, conversamos e resolvemos, para não haver mágoa nem rancor.

Claro que isso não é fórmula matemática que vai funcionar para todo mundo. Para nós funciona muito bem e teremos uma boa vida se continuarmos assim.

Para que haja uma união estável e duradoura, as pessoas tem que procurar alguém que complete suas necessidades básicas. Você precisa saber o que procura no outro. Defeitos todos temos, mas é tudo uma questão de custo-benefício. Se as qualidades superam os defeitos, já é um começo.

Sou muito feliz em meu casamento e com certeza minha esposa lerá esse texto concordando com meus pontos de vista.
Espero que outros que o lerem, possam ter uma ideia de como é nossa vida e possam usar um pouco do que funciona para nós.

Sejam felizes !!

3 comentários:

  1. Estou muito feliz e emocionada com o relato do meu marido. Vivemos sim com muita harmonia, respeito e admiração um pelo outro. Gostamos de conversar e de dividirmos nossas idéias. Antes de sermos apaixonados, somos grande amigos e gostamos de fazer o melhor para cada um, pois nossa meta é sermos felizes juntos e sempre!!!!
    Te amo muuuuuito Vida!!! Por toda minha Vida!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela integridade dos dois. Vocês merecem todas as bênçãos que receberem, porque dão valor ao que realmente é valioso, amor e família. Obrigada por me dar esperanças de que é possível construir algo assim. Um abraço.

    ResponderExcluir