domingo, 26 de setembro de 2010

Calígula

Busto de Calígula

Informações retiradas da Wikipedia.

Calígula era filho de Germânico e nasceu no dia 31 de agosto do ano 12 DC. Seu pai era comandante do exército do Imperador Tibério.
Ele sempre acompanhava seu pai nas investidas militares e seu nome vem dessa época, quando ele tinha 6 para 7 anos, possuía uma armadura e umas botinhas. Os soldados o apelidaram de Calígula, pois ele usava pequenas caligae (botinhas).
Seu pai morreu quando ele tinha 7 anos, envenenado por um espião enviado pelo próprio imperador, que o tinha como um rival que pudesse roubar seu trono.
Calígula foi então enviado para morar com seus avós e após a morte deles, foi enviado para Capri, juntamente com suas irmãs. Tinha 3.

Quando Tibério morreu, Calígula e o filho de Tibério foram coroados imperadores, mas Calígula logo tratou de eliminar seu rival e segurou as rédeas do império, sendo coroado como o 3o Imperador de Roma.

Seu governo foi marcado por sua crueldade. Há relatos de que ele mantinha relações incestuosas e que ele as prostituía.
Calígula acumulou muitos inimigos em sua curta carreira como imperador (apenas 4 anos) e em 24 de janeiro de 41 DC, ele foi assassinado por um grupo de insurgentes pretorianos, em um complô para retirá-lo do trono. Mataram também sua esposa e filha. Seu tio Cláudio, que havia fugido da cidade, retornou e mandou executar os assassinos de seu sobrinho, se tornando assim, 4o Imperador de Roma.

Caligae

Nenhum comentário:

Postar um comentário