sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Curiosidades


Achei um artigo muito legal no site da MSN internacional umas invenções curiosas que são muito legais. Como sempre, as principais descobertas da humanidade aconteceram ao acaso.

- SACARINA
O químico Constantin Fahlberg, no ano de 1879, esqueceu de lavar suas mãos ao sair do laboratório e foi para casa. Quando estava lanchando, notou que seus bolinhos estavam muito doces e perguntou à esposa se ela tinha adicionado mais açúcar. Ela disse que não e ele se lembrou que não lavou as mãos. Mais que depressa, ele voltou ao laboratório e começou a lamber e testar todos os produtos que ele tinha no laboratório, até que achou a substância. Ele a patenteou como sacarina, sendo hoje um dos principais adoçantes usados ao redor do mundo, sendo mais de 300 vezes mais doce que o açúcar.

- PICOLÉ
No ano de 1905, um menino de 11 anos chamado Frank Epperson, esqueceu seu copo de refrigerante com o canudo do lado de fora de casa e foi dormir. Na manhã seguinte, como a noite tinha sido muito fria, o refrigerante congelou e ele não sabia o que fazer com aquilo. Resolveu experimentar e adorou. Ele patenteou a invenção e a chamou de Eppsicle. Mas o nome mais popular foi dado por seus colegas: Popsicle. E de lá para cá essa invenção se tornou uma das maiores delícias da humanidade.

- FORNO DE MICROONDAS
O engenheiro Percy Spencer e seus colegas da Raytheon estavam testando um magnetron, em 1946, quando ele percebeu que o chocolate que ele tinha no bolso derreteu. Ele logo começou a testar o equipamento com pipocas e ovos. Funcionou. Ele havia descoberto que ondas eletromagnéticas de baixa densidade teria o poder de cozinhar alimentos. Assim, em 1947 a Raytheon lançou o primeiro microondas da história. Pesava cerca de 350kg e custava milhares de dólares. Mas já em 1975, a tecnologia já estava controlada e os fornos começaram a ficar mais baratos e com o visual atual.

- DINAMITE
Alfred Nobel, que dá nome ao Prêmio Nobel, era dono de uma fábrica de nitroglicerina. O problema é que esse produto é extremamente explosivo, sendo muito perigoso o seu manuseio. Então, como químico experiente, tentou criar um composto mais estável e não conseguia, mas num dia, ele sem querer deixou cair um pouco do composto no chão, que estava coberto com serragem e ele não explodiu. Então, a partir dali, Nobel começou a fazer experimentos com substâncias inertes e chegou ao que hoje é a nossa banana de dinamite. Isso tudo na década de 1860.

- PENICILINA
O bacteriologista escocês Alexander Fleming estava criando cepas de Staphylococcus e em uma placa houve uma contaminação e as bactérias não cresceram. Ele isolou o microorganismo e descobriu que se tratava de um fungo e que esse fungo secretava uma substância que matava as bactérias. Após isolar e purificar a substância, foi descoberta a penicilina, o primeiro antibiótico fabricado pela humanidade e que salvou muita gente durante a 2a Guerra Mundial. Isso tudo foi em 1928.

Como sempre, os grandes gênios estão sempre percebendo as coisas ao seu redor e a maioria das nossas grandes invenções foram obra do acaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário