quarta-feira, 23 de junho de 2010

HUCFF - Uma vergonha


Condição estrutural dos pilares do HUCFF

Eu fui estudante da UFRJ durante 5 anos (1998 a 2003), cursando Farmácia. Durante meu período por lá, tive a oportunidade de fazer estágio dentro do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o hospital universitário da UFRJ.

Durante meu estágio, pude perceber o quanto o hospital está entregue à própria sorte. Uma vez, entrei por uma porta que leva ao prédio anexo: um absurdo. Imaginem 1 andar inteiro, do tamanho de um campo de futebol, destruído. Não tinha paredes, não tinha revestimento no chão, não tinha janelas, os pilares todos apodrecendo, com as ferragens expostas.

Quando passamos pela linha vermelha, à noite, podemos ver o descaso com mais clareza: só metade do hospital funciona. A outra metade (o prédio anexo) NUNCA funcionou !!

Essa semana, os pilares do prédio anexo tiveram sua estrutura comprometida e criaram um abalo importante no prédio principal do hospital, fazendo com que o corpo de bombeiros e os médicos tivessem que retirar os doentes internados dos seus leitos.
Um hospital de campanha do exército está sendo montado próximo ao hospital para poder atender aos pacientes que vão ao hospital diariamente.

A parte mais infeliz da notícia é que o governo irá tentar reformar o prédio anexo, em uma obra de R$16 milhões e sabemos que jogar esse no chão e fazer um do zero sai mais barato.
Então, por que diabos manter de pé esse esqueleto que está despencando quando podemos fazer outro novíssimo?

No Brasil, a nossa cultura de hospitais universitários é uma vergonha. Nos países sérios do mundo, os melhores hospitais são os universitários, pois são os locais onde estão os melhores médicos, pesquisadores e por consequência, as melhores terapias.

Enquanto isso, vamos convivendo com o descaso, MAIS UMA VEZ...

Notícia tirada do site G1.

Um comentário:

  1. Tomara que caia antes da Copa de 2014! Assim eles terão de fazer alguma coisa, afinal, fica no caminho de saída do nosso Aeroporto Internacional!!! Uma vergonha mesmo!

    ResponderExcluir