quarta-feira, 21 de julho de 2010

Multa contra trotes


Estava ouvindo a Rádio Bandnews FM outro dia e escutei uma notícia que me deixou bastante feliz. Agora, as pessoas que passarem trote para serviços de emergência, receberão uma multa cobrada na própria conta de telefone.
Essa medida visa, claramente, diminuir as ligações de pessoas que não tem mais o que fazer, e deixar as chamadas de emergências reais serem atendidas.
Com um trote, um destacamento é dirigido ao local da falsa ocorrência, fazendo a equipe se desgastar à toa, gastando verba pública e, o mais importante, desviando-os de uma chamada real.
Pessoas morrem esperando um socorro que está atendendo uma chamada fantasma.

A PM (não lembro se de SP ou MG) criou um serviço chamado A PM LIGA PARA VOCÊ.
Esse serviço funciona da seguinte maneira: a atendente recebe um trote. Ela então anota o número do telefone que passou o trote, que normalmente é feito por crianças e sem o conhecimento dos pais (que eu sei que é impossível os pais descobrirem isso, a não ser pegando em flagrante), e depois a própria PM liga para a casa da criança e conversa com os pais, avisando sobre os trotes.
Só com esse serviço, a PM desse estado teve uma queda no número de trotes. De 31% de chamadas para 18% de chamadas. Isso, segundo o oficial na entrevista, equivale a mais de 1 milhão e meio de ligações por ano.

Parabéns ao Poder Público pela iniciativa, pois o brasileiro só aprende a fazer a coisa certa quando dói no bolso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário