Essa medida visa, claramente, diminuir as ligações de pessoas que não tem mais o que fazer, e deixar as chamadas de emergências reais serem atendidas.
Com um trote, um destacamento é dirigido ao local da falsa ocorrência, fazendo a equipe se desgastar à toa, gastando verba pública e, o mais importante, desviando-os de uma chamada real.
Pessoas morrem esperando um socorro que está atendendo uma chamada fantasma.
A PM (não lembro se de SP ou MG) criou um serviço chamado A PM LIGA PARA VOCÊ.
Esse serviço funciona da seguinte maneira: a atendente recebe um trote. Ela então anota o número do telefone que passou o trote, que normalmente é feito por crianças e sem o conhecimento dos pais (que eu sei que é impossível os pais descobrirem isso, a não ser pegando em flagrante), e depois a própria PM liga para a casa da criança e conversa com os pais, avisando sobre os trotes.
Só com esse serviço, a PM desse estado teve uma queda no número de trotes. De 31% de chamadas para 18% de chamadas. Isso, segundo o oficial na entrevista, equivale a mais de 1 milhão e meio de ligações por ano.
Parabéns ao Poder Público pela iniciativa, pois o brasileiro só aprende a fazer a coisa certa quando dói no bolso.
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