sábado, 10 de julho de 2010

Trabalho Noturno



Aqui na plataforma, meu horário de trabalho é das 18h de um dia até as 6h da manhã do dia seguinte.
A minha sorte é que só faço isso por 14 dias e depois, ao voltar pra casa, passo a ter o horário dos seres humanos normais.
Porém, qual não foi a minha surpresa ao me deparar com várias profissões que obrigam os trabalhadores a fazerem sua jornada à noite.
São médicos, enfermeiras, atendentes de call center, policiais, atendimentos de emergência, motoristas de ônibus, aeromoças, pilotos de avião, marinheiros, vigias noturnos e muitos outros...

Há uma estimativa de que 20% da população dos países desenvolvidos tenham esse ritmo de trabalho.

A mudança do ritmo de vida tem impactos muito mais sérios do que se imagina. O corpo humano tem um ciclo de funcionamento chamado ciclo circadiano e a liberação de vários hormônios depende desse ciclo. Ao ter que trabalhar à noite, o trabalhador modifica esse ciclo, modificando assim também o pleno funcionamento do organismo.

Aqui na plataforma, passo 14 dias sem ver a luz do Sol. Fico imaginando uma pessoa que trabalhar 6 noites por semana. Essa pessoa com certeza terá problemas relacionados à força dos ossos (deficiência de vitamina D), alteração de humor (alteração do hormônio cortisol), mudança da sua estrutura física (alteração do hormônio do crescimento) e ainda problemas circulatórios/cardíacos.
Ainda há as pessoas que precisam tomar remédios para dormir, pois o ritmo da casa se mantem normal e o trabalhador precisa ir para a cama na hora que estão todos se levantando. Muitos apelam também para aquela dosesinha de uisque para relaxar.
Outro grande problema para quem trabalha nesses horários é o aumento do risco de acidentes, pois como o sono está debilitado, a atenção cai e o acidente aparece.

Infelizmente, para que uma cidade funcione a pleno vapor, é necessário que existam pessoas que abram mão do seu dia. Elas só não sabem o mal que estão fazendo a elas mesmas.

Um comentário:

  1. sabendo disto você então já pode se policiar para quando estiver com a sua família, dar 200% de amor, 300% de paciência e 500% de compreensão! 150% de sorriso já ajuda muito assim como 320% de carinho!

    ResponderExcluir